quarta-feira, 6 de junho de 2018

Alter do Chão, Santarém – PA

Com praias que só aparecem na vazante do rio tapajós, a vila de pescadores Alter do Chão, recebe o apelido de Caribe Amazônico. Águas doces, quentes, de tons variantes de azul-turquesa e as areias brancas fazem das ilhas balneários concorridos em plena selva tropical.

 Paradisíaca é a palavra certa para descrever as paisagens em torno da rústica vila de Alter do Chão, com cerca de 30km de distância de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará. No período de vazante do Rio Tapajós, o local se transforma em um espetacular balneário cercado de belas praias que emergem e expõem um lado caribenho da floresta amazônica. Durante as cheias, ainda é possível ver algumas praias, entretanto, a faixa de areia é bem mais reduzida. Já no período de maior nível da água a paisagem muda completamente, proporcionando explorar parte da floresta alagada.
 As águas claras do Tapajós preenchem o Lago Verde e banham a Ilha do Amor, principal cartão postal do simpático vilarejo. A enorme península de areias brancas e finas abriga algumas malocas que servem de quiosques em toda a praia, também é possível realizar outros passeios perto da atração, como a Serra da Piraoca com um imponente mirante com vista 360° da região, nadar nos belos igarapés que desembocam no lago ou observar um belo pôr do sol amazônico na Ponta do Cururu.
Localizada dentro da floresta amazônica, se hospedar em Alter do Chão é uma ótima oportunidade de desbravar outras centenas de praias espalhadas pelo Rio Tapajós e Arapiuns, além de ter a oportunidade de conhecer comunidades ribeirinhas, comprar artesanato local e caminhar pela Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), área de reserva ambiental com árvores centenárias e milenares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário