terça-feira, 5 de junho de 2018

Baía dos Golfinhos, Pipa – RN

O nome desse lugar cercado pelo mar e pelas falésias, se dá pelos golfinhos presentes nas águas que escolheram o local para caçar e de vez em quando, aparecer na superfície para deixar admirados os visitantes. Extremamente preservada por não possuir nenhuma estrutura tirando o Santuário Ecológico sobre as falésias. Suas águas tranquilas também são ótimas para banho.



 É um lugar verdadeiramente especial, escolhida por golfinhos rotadores para caçar, passear com suas famílias e de vez em quando dar o ar da graça para que nós possamos admirá-los. Assim é a Baia dos Golfinhos, um lugar tranquilo cercado pelo mar e as falésias.
A Baia dos Golfinhos é uma praia que se encontra bastante preservada, pois não há sequer algum empreendimento tanto na praia quanto na falésia. A não ser o Santuário Ecológico que fica sobre as falésias e que na verdade se trata de uma instituição de proteção do meio ambiente da região.
A praia tem um formato de ferradura e é por isso que é chamada de baia, e como sendo característicos de praias em forma de pequenas baias suas aguas são bastantes tranquilas sendo ótimas para o banho, a natação.
Baia dos golfinhos possui falésias muito conservadas sendo que estas falésias apresentam em alguns locais as dunas bem amostras, já em outras a cobertura da mata de Tabuleiro esconde o monte de areia que formam as dunas.

Na época de Chuvas, que ocorrem de forma mais concentrada na região durante o inverno, ocorre o desabamento natural de parte das falésias, mas mesmo assim podem oferecer algum tipo de riso a algum visitante desavisado.
Os golfinhos, principais personagens desta praia são sempre vistos sendo no que horário da tarde, pelo fim, é mais comum o avistamento. Quem mora na praia de Pipa e vai sempre a baia dos Golfinhos já está habituado a ver e até mesmo a nadar a poucos metro de distância do Mamífero, que são monitorados por pesquisadores da UFRN, a universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os golfinhos já vêm sendo pesquisados durante algum tempo.
O principal acesso pela praia se dá pela praia do centro quando a maré não está tão alta, São cerca de 15 a 20 minutos andando da praia do centro até a baia dos golfinhos. A única maneira de se chegar a baia do golfinhos é a pé ou de barco. Não é possível chegar de carro pois o acesso é proibido.
É possível chegar também pela praia do madeiro, através de uma caminhada nas pedras. É Um acesso um pouco mais demorado e que exige um pouquinho mais de atenção, mas que vale cada segundo da travessia. A caminhada da praia do madeiro até a baia dos golfinhos é destacada pela paisagem, pelas falésias que durante a travessia está a poucos metros de distância de você. A travessia leva cerca de 40 minutos. É bom levar água e ter atenção redobrada pois as pedras são bastante afiadas.
Há ótimos pontos para se descansar e ótimos pontos para o banho de sol, há trechos em que a faixa de areias é bem extensa o que permite que de vez em quando até rolo um campeonato de futebol organizado pelos nativos, e há pontos também em que a faixa é mais estreita mas oferece excelentes lugares para sombra.

A Baia dos Golfinhos é uma praia realmente bastante sossegada, roteiro obrigatório pra quem está em Pipa. Ainda mais por que é nesta praia em que você pode ver um ou mais golfinhos. Diga-se de passagem, que quase todas as fotos de golfinhos que estão nesse site vieram das aguas da Baia dos Golfinhos. Portanto, conheçam está praia mágica de verdade. Tanto em suas Belezas naturais como por ser a escolha desse mamífero tão fascinante que habitam nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário