terça-feira, 5 de junho de 2018

Pelourinho, Salvador – BA

Se quiser aproveitar ao máximo esse patrimônio histórico baiano vá às terças-feiras. Nesse dia da semana, além de se maravilhar com os casarões conservados do século 17 e 18 ainda poderá assistir uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18h.
O Pelourinho é o bairro mais antigo histórico de Salvador. Foi tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1985. A denominação Pelourinho se dava ao local do engenho que ficava reservado ao castigo dos 
 Hoje o Pelourinho é conhecido como o lugar que abriga o mais rico conjunto arquitetônico barroco de Salvador, abriga mais de oitocentos casarões que estão transformados em bares, restaurantes e pousadas.
É ponto de encontro entre a arte e os que gostam dela, é cultura e diversão. Nas suas ruas estreitas com ladeiras e feitas de paralelepípedos, encontramos gente simples, alegre, bem do jeitinho baiano de ser.
Aqui encontramos a mistura das raças, da música e das religiões. Encontramos a igreja mais conhecida de Salvador, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, também de arquitetura barroca.
O Pelô, como é conhecido e chamado carinhosamente pelos moradores, é caracterizado pela mistura dos costumes, pelo colorido do artesanato local, pelo cheiro gostoso da culinária baiana, pelo som dos tambores que tocam incessantes a todos os corações que passam por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário