terça-feira, 5 de junho de 2018

Caverna Aroe Jari, Chapada dos Guimarães – MT

É a maior gruta de arenito do Brasil com 1550 metros de extensão. Sua entrada principal chega aos 10 metros de altura e 60 de largura. Leve lanternas para explorar as pinturas rupestres que decoram a caverna.

Um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães leva à caverna Aroe Jari ("Morada das Almas"), uma gigantesca gruta de arenito (a maior do país) com 1,5 km de extensão, trechos submersos e muitas pinturas rupestres. Sua abertura principal soma impressionantes 10 metros de altura e 60 de largura. Uma outra entrada lateral também chama a atenção pela grandiosidade. Leve lanternas para poder explorar o ambiente ao máximo. 

Na parte final, a caverna abriga ainda um lago - a Lagoa Azul. Apesar das águas cristalinas, é proibido mergulhar na linda piscina. Para contentar, aposte nas fotos com feixes de luz que deixam o cenário ainda mais mágico: em julho (das 13h30 às 15h30) e em agosto (pela manhã), o sol forma a figura de uma ampulheta entre o teto e a água. 

O conjunto natural fica a 46 km de Chapada dos Guimarães, em uma fazenda particular. O acompanhamento de guia, assim como o uso de perneiras e calçados fechados, é obrigatório. O acesso é por estrada de terra de 3,5 km, vencida depois de cerca de duas horas de caminhada (cada trecho), ou de trator adaptado (25 minutos cada trecho). É possível ir e voltar motorizado ou a pé ou ainda fazer um dos trechos a pé e outro de trator. Uma dica: vá à tarde e programe-se para apreciar o pôr do sol da Ponte de Pedra. E não deixe de apreciar as flores típicas do cerrado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário