terça-feira, 5 de junho de 2018

Praia do Aventureiro, Ilha Grande – RJ

Uma das melhores praias em Ilha Grande, em Angra dos Reis. Uma vila de pescadores, lar de pouco mais de 100 pessoas, bela e isolada. Fica dentro da área protegida pela Reserva Biológica. Em dias de mar agitado, forma boas ondas e atrai surfistas. Por lá não há luz elétrica, pousadas, muito menos sinal de internet. É possível acampar na mediante a cadastro prévio e reserva de embarcação para transporte até a ilha.
Um final de semana comum, resolvemos conhecer a praia que hoje consideramos uma das mais bonitas que já fomos: a praia do Aventureiro em Ilha Grande. Tudo que passamos por lá, fez jus ao nome da praia, foi uma aventura e tanto!
praia do Aventureiro é uma pequena vila de pescadores onde vivem em média 100 pessoas. A vila está no lugar mais isolado da Ilha Grande, o sudoeste da Ilha. Lá não há sinal de telefone, muito menos internet, e a luz é a base de geradores. Em 1981 as praias do Aventureiro, do Demo, do Sul e do Leste, se tornaram uma Reserva Biológica, o que fez esse paraíso se manter praticamente intacto até hoje.
 Por ser parte da Reserva, a praia do Aventureiro possui um controle rigoroso do número de turistas. Para se chegar a esse paraíso em alta temporada (verão e feriados prolongados), você deve primeiramente fazer o credenciamento no Centro de Informações da TurisAngra, localizado na AV. Ayrton Senna 580, praia do Anil em Angra dos Reis.
Para os trilheiros ou quem estiver na Ilha Grande e quiser ir para a praia do Aventureiro, deve-se fazer o cadastro com a própria Associação de Moradores do Aventureiro. Como viajamos na baixa temporada, fomos informados de que essa autorização não se fazia necessária.


O mar estava absolutamente agitado (foi um dos momentos mais tensos da minha vida), uma tempestade nos esperava no mar. Levamos 3 horas de barco até Provetá, mas esse tempo pode ser menor dependendo do barco e do clima.

Provetá

Provetá é o segundo maior núcleo de população da Ilha Grande após a vila de Abraão (vejo nosso outro post sobre Ilha Grande). Com uma linda e calma praia, de águas verdes e transparentes, Provetá é formada basicamente de pescadores, onde a maioria dos moradores são membros da Igreja evangélica Assembleia de Deus. É dessa pequena e pacata vila, ainda pouco acostumada com o turismo, que saem as trilhas para destinos magníficos como a praia do Aventureiro.

Chegamos em Provetá com o dia chuvoso e acabamos preferindo dormir por lá mesmo e encarar a trilha para praia do Aventureiro no dia seguinte. Atualmente Provetá já conta com boa infraestrutura de turismo. São pousadas, quartos para alugar, camping, bares, lanchonetes entre outros serviços. Alugamos um quartinho de fundos super simples na casa dos donos do barco faz os fretes entre Provetá e Angra, o “Mestre Hernani”. Só perguntar na vila que tudo mundo conhece eles.

A Trilha para a Praia do Aventureiro

No outro dia, o sol já estava nos convidando para conhecer uma trilha bem pesada. A trilha para a praia do Aventureiro se inicia no fim da Praia de Provetá e é considerada de dificuldade média para alta. Existem trechos de grande declividade, quando se chega ao topo a mata se abre, deixando o sol bater firme. Não se esqueça de levar protetor, água e se possível, pouca bagagem. A trilha tem em média duração de 2h, dependendo do seu condicionamento e do peso carregado.
Logo que pegamos a trilha, um lindo cachorrinho, o Bolota (descobrimos seu nome mais tarde), nos seguiu até a praia do Aventureiro. Chegou ao ponto em dormir em frente a nossa barraca, esse realmente escolheu os donos que queria, pelo menos por um fds!

Nenhum comentário:

Postar um comentário